Enviada por Virginia - 26. Janeiro 2012
O locatário do apto que vivo quer aumentar o valor do aluguel, antes do contrato vencer (fev/2013). Isso é ilegal? Se for legal, é preciso fazer um aditivo ao contrato?
26. Janeiro 2012
Não. Deve-se aguardar o vencimento do contrato; mas na hora de rever o preço do aluguel, o mais correto é negociar, tentar um acordo, mesmo que isso exija tempo e boa dose de paciência. Com o entendimento, ganham as duas partes.
......Nos últimos anos, o mercado de locação permaneceu estável. Por isso, se o inquilino paga o aluguel em dia, cuida bem do imóvel e não dá trabalho, pode ser vantajoso para o proprietário dar um desconto.
......O inquilino, de seu lado, também pode fazer o jogo do contente: se o imóvel é adequado a suas necessidades, ele ganha permanecendo no local, ainda que pague um pouco mais com o reajuste.
......Ele deve levar em conta os gastos com mudança, a transferência dos filhos para outra escola, a distância do local de trabalho, e sua familiaridade com a vizinhança, entre outros fatores.
......Qualquer acordo - amigável ou judicial - para alterar o preço do aluguel (reajuste ou revisional) deve ser feito por escrito. No documento deve constar que o valor somente poderá ser modificado após um ano, que é a periodicidade mínima permitida por lei.
o que fazer quando o corretor coloca em contrato que a compradora tem que pagar sua comissão?
conforme o IGPM, um aluguel no valor de R$480,00, pode ser aumentado pra quanto?
Como calcular o aumento do aluguel?
imóvel à venda financiado pela caixa e caucionado em contrato de locação
Há mais de 03 anos que não aumento o aluguel comercial. Agora posso entrar num acordo com o inquilib
aluguel se paga adiantado ou seja se paga no começo de janeiro o aluguel equivalente a janeiro?
Se o contrato tem uma clausula que devo pagar so quando recebera escritura devo qitar o imóvel?