Ø 5,00 | 1 Votos

Como fazer um home office (escritório em casa) confortável

25.11.2011 - Móveis

Anúncios

Hoje em dia, sabemos que muitas pessoas possuem um home office e desenvolvem as suas atividades profissionais em casa. É importante que esse espaço esteja de acordo com o seu dono, para que as atividades possam ser desenvolvidas satisfatoriamente. Se o escritório for mal planejado e desconfortável, ele pode trazer dificuldades para a pessoa que está tentando trabalhar, tirando a concentração.

            É importante saber qual o tipo de atividade que será desempenhada no home office. Caso a pessoa precise passar o dia inteiro no espaço e obviamente precisa de tranquilidade, é recomendável que um cômodo seja eleito para essa finalidade. Já se o espaço for para atividades mais leves, como ler e-mails e demais leituras, é possível acomodá-lo bem em um cantinho na sala de TV ou no quarto, por exemplo. Mesmo em locais apertados pode-se conseguir uma boa acomodação, e que seja funcional também.

            Posteriormente, é preciso decidir o que será colocado no ambiente, como computador, caixa de som, revistas, livros, documentos, etc. para que os móveis adequados para abrigá-los sejam escolhidos. É ótimo que o local seja bem iluminado, mas a luz solar não deve bater diretamente na tela do computador, pois pode gerar desconforto e ainda danificar o aparelho.

            Se for utilizar a luz artificial, há possibilidade de conseguir focar a luz na área de trabalho. Podem ser usadas sancas de luz fluorescente ou um teto todo de vidro com luz por dentro. Para esse lugar, as lâmpadas amarelas são as mais indicadas e também mais econômicas. A luz fria branca provoca nervosismo e agitação às pessoas, e pode até dificultar a leitura. As cores usadas nas paredes devem ser tranquilizantes e neutras, como branco, pérola e pastel.

            Geralmente a altura padrão de uma bancada é de 75 cm, podendo ser adaptada conforme a necessidade do morador. As cadeiras precisam estar a uma altura que possibilite o bom apoio dos pés no chão sem pressionar a parte de trás das pernas. Por isso as cadeiras sem regulagem de altura não são recomendadas para ambientes em que as pessoas permanecerão por bastante tempo, como um escritório particular. Esse detalhe não deve ser ignorado, pois pode trazer mais conforto a pessoas de estatura baixa e a pessoas de estatura altas.

            Os fios dos aparelhos eletrônicos devem ser escondidos na parede ou piso embutindo-os, através de dutos ou painéis duplos. O melhor a se fazer é planejar quais pontos serão usados, para que no momento de planejar a estrutura elétrica é possível colocar a saída dos pontos o mais perto possível, o que facilita para embutir. Com planejamento, é possível fazer um home office confortável e que você consiga realizar as suas atividades diárias de forma sossegada.