Ø 0,00 | 0 Votos

Como usar os ladrilhos hidráulicos no revestimento da sua casa

22.12.2011 - Construção

Anúncios

Os ladrilhos hidráulicos resistem ao tempo sem mudar seu modo de confecção artesanal. Produzidos um a um em fábricas passadas de pai para filho, esse tipo de revestimento requer paciência e experiência para chegar à perfeição. Então, esse é um tipo de material que não podemos encontrar em lojas tradicionais de material de construção, já que não são produzidos industrialmente.

            Por volta do século 18, muçulmanos inspirados no mosaico bizantino criaram o produto para revestir paredes em edificações e mansões europeias e, no século seguinte, a invenção que mistura cimento, areia, pó de pedra, pó de mármore e pigmentos foi importada pelos portugueses que colonizavam o Brasil. Assim sendo, vemos que a história do ladrilho é diferenciada.

            A camada de desenho do ladrilho tem cerca de cinco milímetros e possibilita opções e combinações de cores variadas. Dependendo do desenho, o ladrilho hidráulico pode compor um estilo retrô, que resgata elementos do passado, e atual. Os ladrilhos com desenhos geométricos, em preto e branco ou craft, branco e verde musgo dão um ar moderno. Optei por colocar os ladrilhos hidráulicos na minha varanda e o resultado foi que além de muito bonito, ficou moderno e elegante. Eles conseguem dar um ar diferenciado ao ambiente, sem sobrecarregá-lo.

            O tato frio do material restringe o uso de ladrilhos em regiões climaticamente mais frias, como o sul do país, onde geralmente ele é aplicado em halls, cozinhas e áreas externas. Já em lugares onde o calor predomina, o ladrilho pode revestir qualquer ambiente. Ele tem forte resistência à abrasão, intempéries, com alta durabilidade e possui simples manutenção. Se o desenho do ladrilho estiver um pouco encardido ou desbotado, lixá-lo é suficiente para ele voltar a ter brilho.

            O material é feito de concreto não esmaltado, não é deslizante. O ladrilho hidráulico é diferente da cerâmica hidráulica, sendo que a cerâmica a tema textura pintada, que imita o ladrilho. O ladrilho é mais grosso, pesado e espesso. Precisa ter dois centímetros, sendo que meio é de argamassa. O ladrilho não precisa revestir todo o piso, pode formar uma espécie de tapete sob um móvel. Dessa forma, escolha o ladrilho que mais lhe agrade e o cômodo que pretende aplica-lo, pois com certeza o resultado será muito bonito.